Será que meu leite materno é fraco? Os segredos da mamada revelados!

Tempo de leitura: 2 minutos

O leite materno é o alimento que satisfaz todas as necessidades do bebê, mas algumas mães acham que o seu leite é fraco porque o bebê chora o tempo todo e não ganha peso de forma satisfatória.

Você sabia que o leite materno contém 250 substâncias em sua composição e que é capaz de nutrir melhor do que qualquer outro tipo de leite?

Uma pega errada, a troca de seios durante a mamada, bebês sonolentos, são alguns motivos que podem levar uma mãe achar que seu leite é fraco.

Seu bebê está querendo leite materno mesmo?

QuerendoLeiteMaterno

O bebê chora por diversos motivos, mas a mãe sempre acha que é fome. Quando ela consegue avaliar a mamada, facilmente ela consegue distinguir o choro da fome dos outros tipos de choro.

Ou mesmo quando você não consegue coloca-lo em uma posição de conforto como já comentado no post sobre como segurar seu bebê.

Entendendo a mamada…

LeiteMaternoPoliana

Durante uma mamada o bebê ingere três tipos de leite, o primeiro, rico em água, sais minerais e lactose; o segundo, rico em proteína e o terceiro em gordura.

A saída desse leite ocorre de forma sequencial e a parte gordurosa é a última, então a mãe só deve trocar de mama, na mesma mamada, se ela perceber que seu peito está macio e amolecido e o bebê demonstrar sinais de irritabilidade.


Se o bebê apresenta sonolência em poucos minutos de mamada e não faz sucções efetivas, ele deve ser ativado com massagens, exceto na bochecha, para despertá-lo.

Se, mesmo assim, ele não despertar para continuar a mamar e chora ao ser colocado no berço, a mãe deve ordenhar o peito (manualmente ou com desmamadeira) e oferecer ao bebê, através de copinho ou colherinha.

Com esses simples cuidados o bebê vai ficar bem alimentado e feliz.

Se você gostou deste artigo, por favor compartilha com mais pessoas para que outros tenham acesso a estas dicas.

Deixe seu comentário com sugestões de assuntos a serem abordados ou com suas dúvidas que terei o maior prazer em respondê-las.